Dia Nacional da Saúde: conheça os benefícios da AFPESP na área

Coordenador de Assistência à Saúde aproveita a data para falar de projetos futuros: “Tenho a ideia de colocar outras especialidades no ambulatório”

Foi no dia 5 de agosto, comemorado o Dia Nacional da Saúde. Seu objetivo é conscientizar a população brasileira sobre a importância da educação sanitária, promover a medicina preventiva e a adoção de um estilo de vida mais saudável no país.

O dia foi escolhido em homenagem ao aniversário de nascimento de um dos médicos mais importantes da história brasileira: Oswaldo Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872. Sua contribuição foi de suma importância para a erradicação de epidemias de febre amarela, peste bubônica e varíola no Brasil.

Em 1900, o sanitarista fundou o Instituto Soroterápico Federal, que, mais tarde, em 1908, tornou-se o Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) — um dos principais centros de pesquisa em ciências biológicas do país. Seus trabalhos foram primordiais para a produção e distribuição da vacina AstraZeneca, em combate à Covid-19.

Promoção da saúde na AFPESP

Nesta data simbólica, a AFPESP relembra o compromisso estatutário de promover a saúde e o bem-estar aos associados. Por meio da Coordenadoria de Assistência à Saúde, a entidade oferece atendimento médico gratuito para as especialidades de clínico geral, geriatria e ginecologia, no ambulatório médico, em São Paulo.

Além disso, a associação tem parceria com óticas, hospitais oftalmológicos, planos de saúde e farmácias. O projeto Rede Afinidade — plataforma que oferece descontos em atendimentos médicos em diversas especialidades, laboratórios, dentistas, casas de repouso, home care, entre outros — completa os serviços.

A coordenadoria, no entanto, visa oferecer mais. O recém-designado coordenador de Assistência à Saúde, que assumiu o cargo em junho, Alvaro Rodrigues Bueno Fernandes, pediatra aposentado, relatou as novidades que planeja implementar neste início de gestão.

Confira a entrevista:

Que ideias e planos implementará na Coordenadoria de Assistência à Saúde?

Bom, o primeiro ato é um aumento de todas as empresas que trabalham conosco. Tenho a ideia de colocar outras especialidades no ambulatório. Começaremos a publicar informações sobre o tema nos canais de comunicação da AFPESP. Também estamos trabalhando em palestras, que pretendo que sejam filmadas e disponibilizadas para todas as unidades [ULs e URs], para termos vários colegas meus [médicos da USP] falando de assuntos interessantes.

Qual é a importância da AFPESP na promoção da saúde de seus associados?

Temos o ambulatório, Rede Afinidade, convênios com óticas, hospitais oftalmológicos, farmácias, campanhas de incentivo à vacinação, tratamentos. Com isso que realizaremos — de publicar informações sobre assuntos de interesse, não só ligados a uma data específica —, falaremos de diversas coisas, principalmente considerando a média de idade de nossos associados. Mas não é só isso, temos o associado, mas também os dependentes. Tem um campo aí que dá para explorar.

A Coordenadoria de Assistência à Saúde tem duas faces: medicina curativa e preventiva. Agora, na AFPESP, nós temos milhões de coisas que não pertencem à saúde, mas pertence ao bem-estar da pessoa. Dança, ioga, pilates, Grupo da Amizade, unidades de lazer, excursões, trabalho voluntário, parte cultural. Tudo isso agrega na saúde.

A AFPESP abre um leque grande. O associado em geral pensa: AFPESP é igual unidade de lazer. Mas mesmo na unidade você viaja, respira ar puro, conhece pessoas, tem ideias novas, tem o mar [nas ULs de praia]. Outra coisa é que algumas dessas unidades estão em cidades com águas termais. Isso é uma característica que eu trabalharei.

Qual a importância de uma data como o dia 5 de agosto?

É importante. Se chamar a atenção de uma pessoa, já valeu a pena. Mas acho triste depender [apenas] dessas datas para que as pessoas se conscientizem.

Que mensagem deixa para nosso associado?

Eu falaria para o nosso associado abrir o site, ler, “xeretar”. Tem tudo no site. Tem um ambulatório de graça aqui, com diversas especialidades. Gostaria de falar: leia, aprenda, visite o nosso site, conheça nossos serviços na área.