Febre Maculosa: AFPESP Continua Sem Registros de Casos nas Unidades

Este Mês, a Morte de Quatro Pessoas por Febre Maculosa na Região de Campinas (SP) trouxe à Tona uma Doença Desconhecida pela Maioria da População e com Isso Muitas Dúvidas. Nas Unidades da AFPESP Nenhum Caso Foi Registrado.

Unidades de Lazer da AFPESP: Ambientes Seguros Livres de Febre Maculosa

Todas as Unidades da Associação são Dedetizadas Regularmente, Garantindo Ambientes Seguros e Livres de Doenças, Mesmo Aquelas Localizadas em Áreas Rurais.

O Acompanhamento da Saúde dos Animais (nas Unidades que Possuem) e a Manutenção da Área Verde Fazem Parte do Protocolo que Garante um Ambiente Seguro para os Visitantes.

Conheça Mais Sobre a Febre Maculosa

A Febre Maculosa é uma Doença Infecciosa Febril Aguda, Transmitida por Carrapatos Infectados com a Bactéria Rickettsia rickettsii, que é Comumente Encontrada no Carrapato-Estrela. A Infecção Ocorre quando o Carrapato Permanece Fixado à Pele por Pelo Menos Quatro Horas. É Importante Ressaltar que essa Doença não é Transmissível de Pessoa para Pessoa.

Sintomas da Febre Maculosa

Os Sintomas Iniciais da Febre Maculosa são Similares aos de Outras Infecções: Febre Alta, Dor de Cabeça, Dores no Corpo, Falta de Apetite e Desânimo. Posteriormente, Surgem Pequenas Manchas Vermelhas na Pele que Tendem a Crescer e Ficar Salientes. Essas Lesões Podem Aparecer em Todo o Corpo, Inclusive na Palma das Mãos e Planta dos Pés.

Em Média, os Sintomas Levam de Sete a Dez Dias para se Manifestarem e o Diagnóstico Correto é Fundamental para o Sucesso do Tratamento.

Tratamento da Febre Maculosa

Felizmente, a Febre Maculosa Possui Cura e Deve ser Tratada com Antibióticos. O Período de Medicação Varia de Acordo com a Gravidade do Caso.

É Importante Salientar que o Diagnóstico Precoce e o Início do Tratamento Adequado são Essenciais para Evitar Complicações Graves, como o Comprometimento do Sistema Nervoso Central, dos Rins, dos Pulmões e das Lesões Vasculares.

Conclusão

A Febre Maculosa é uma Doença Séria, porém Evitável. Nas Unidades de Lazer da AFPESP, os Visitantes Podem Desfrutar de Ambientes Livres de Carrapatos Infectados e, Consequentemente, Livres de Risco de Contrair a Doença.

É Fundamental Estar Atento aos Sintomas e, em Caso de Suspeita, Buscar Ajuda Médica I